Home Publicações IndexInvest Brasil

IndexInvest Brasil


Sobre o IndexInvest

Os investimentos diretos brasileiros nos demais países latino-americanos têm apresentado significativo crescimento nos últimos anos, embora as informações oficiais divulgadas pelo Banco Central do Brasil registrem um número ainda reduzido de operações de investimentos de empresas brasileiros na região. Os dados do BACEN subestimam os fluxos de investimento já que muitas das operações são realizadas utilizando estoques de recursos já enviados anteriormente para o exterior.

Para permitir um acompanhamento mais detalhado e desagregado das tendências e características dos investimentos de empresas brasileiras na América Latina, o CINDES apresenta o Índex de Investimentos Brasileiros na América do Sul e México, atualizado trimestralmente.

Este Índex é elaborado a partir da coleta de informações publicadas na imprensa de vários países da região. As tabelas apresentadas consideram o número de projetos de investimento, pois os valores monetários destes não são sempre informados à mídia, podendo distorcer comparações entre países.

 


Aviso: Alterações metodológicas no IndexInvest a partir de 2014.1

 

Desde 2007 até o final de 2012, o IndexInvest utilizava como base de dados apenas o Proquest Latin American Newsstand. Em 2013 passou a considerar também as notícias de investimentos divulgadas pelo Boletim da Internacionalização, da Área Internacional - Departamento de Internacionalização do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Entretanto, a partir do início deste ano de 2014, as pesquisas foram feitas utilizando, além do Boletim do BNDES, o Google, e o site dos seguintes periódicos: Valor Econômico e La Nación. Desta forma, a abrangência da base de dados utilizada pelo Index Invest aumentou de forma considerável a partir do primeiro semestre de 2014. Portanto, as comparações do número de investimentos realizados e anunciados antes desta alteração metodológica devem ser feitas com cautela.


Aviso:
Revisão na base de dados do Index Invest

 

Ao final de 2014, a equipe do CINDES realizou uma ampla revisão nos registros do Index Invest para corrigir distorções e eventuais equívocos de classificação dos investimentos de empresas brasileiras anunciados e/ou registrados na América do Sul e no México desde 2007.

Essa revisão resultou na eliminação de alguns registros e na reclassificação dos setores
de destino de alguns investimentos. Ademais, os investimentos anunciados que tenham sido posteriormente concretizados e divulgados nos meios pesquisados pelo Cindes foram adicionados ao número de investimentos realizados.

Esse trabalho resultou em uma base de dados mais coerente e mais precisa, que está integramente disponível neste site. No entanto, tendo em vista as importantes alterações promovidas na base de dados, a equipe do CINDES decidiu eliminar do site os informes anteriores, que analisavam os investimentos brasileiros a partir da base de dados original. Deste modo, está à disposição dos interessados a base completa de dados e o informe do ano de 2014. A equipe do CINDES está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

 

 

Clique para acessar

 

>IndexInvest Brasil - Investimento Brasileiro na América do Sul e México - 2014

>IndexInvest Brasil - Investimento Brasileiro na América do Sul e México - 2015

>IndexInvest Brasil - Investimento Brasileiro na América do Sul e México - 2016.1

 

Nota: Tendo em vista que os investimentos anunciados geralmente se realizam em períodos posteriores á publicação do IndexInvest trimestral, o CINDES informa que a atualização do status desses investimentos é feita na base de dados completa do Índex que pode ser acessada clicando o link abaixo.


>Base de dados de investimento, dados acumulados até 2016.1

ndice de notícias: Investimento brasileiro realizado e anunciado na América do Sul e México em 2007-2015