Home Eventos O Cindes no WTO Public Forum da OMC em 2015

O Cindes no WTO Public Forum da OMC em 2015

 

O CINDES organizou e coordenou, em parceria com outras instituições brasileiras, dois painéis de debates no Forum Público 2015 (2015 Public Forum) da Organização Mundial do Comércio, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro.

O primeiro painel, com o tema "Industrial Policy and WTO rules: old and new challenges to multilateralism", foi organizado em parceria com o BPC - BRICS Policy Center e discutiu as implicações para a OMC e o sistema multilateral do comércio da evolução recente observada nos objetivos e instrumento das políticas industriais.

Participaram da mesa de debates Jan Bohanes (Advisory Centre on WTO Law - ACWL), Johannes Schwarzer (Council on Economic Policies - CEP) Peter Draper (Tutwa Consulting, South Africa) e Leane Naidin (BRICS Policy Center - BPC). Pedro da Motta Veiga, do CINDES, coordenou a mesa.

O segundo painel, com o tema "Bringing investment governance to the WTO: challenges and dilemmas", foi organizado em parceria com a CNI - Confederação Nacional da Indústria. Na sessão, discutiu-se a situação atual da governança internacional dos fluxos de investimentos internacionais, seus desafios e dilemas, bem como questões relacionadas à inclusão do tema de investimentos na agenda multilateral.

Participaram da mesa de debates James Zhan (UNCTAD), Nathalie Bernasconi-Osterwalder (Internatonal Institute on Sustainable Development - IISD) Peter Draper (Tutwa Consulting, South Africa) e Fabrizio Sardelli Panzini (CNI). Atuou como coordenadora da mesa Sandra Polónia Rios, do CINDES.

 

Clique nos títulos abaixo para ler as apresentações realizadas pelos representantes do CINDES no painel.

 

 

Apresentação

 

WTO PF 2015 - Investments


WTO PF 2015 - Industrial Policy


Industrial policies and WTO rules


Industrial Policy for a Green Economy


The return of investment agreements to Brazil's trade policy agenda

 

 

 

Fotos do evento (clique para ampliar)

 

Busca